Jogos definem caminho do Botafogo na Copa Sul-Americana
A noite de terça-feira (7) foi a primeira de jogos da Copa Sul-Americana e ajudou o Botafogo a saber como será o seu trajeto na competição. O Glorioso já sabe que vai ficar no pote 2 do sorteio da fase de grupos, que acontece no dia 27 de março pela Conmebol.
A definição do pote 2 veio com a eliminação da Universidad Católica-CHI para o Audax Italiano e a classificação do Peñarol sobre o River Plate-URU nesta terça-feira (7). Assim, a equipe não tem mais como ficar no pote 1 e 3 da competição.
Para o Botafogo ir ao Pote 1, seria necessário que todas as equipes que estão à frente do Botafogo no Ranking da Conmebol que disputam a fase prévia fossem eliminadas – o Peñarol passou. Para o Glorioso cair para o 3, era preciso que todos os melhores ranqueados avançassem – a Católica caiu, e mais tarde o Caracas também saiu fora.
A divisão dos potes será conhecida apenas na madrugada de sexta-feira, após o encerramento de Universitario-PER x Cienciano, marcado para às 23h (de Brasília) de quinta-feira e que fecha a primeira fase.
POTE 1: Peñarol, São Paulo, Santos, LDU, Estudiantes, San Lorenzo
POTE 2: Botafogo
POTE 3: América-MG e Goiás
POTE 4: Academia Puerto Cabello e Tacuary
EQUIPES CLASSIFICADAS SEM POTE DEFINIDO: Red Bull Bragantino, Gimnasia La Plata, Defensa y Justicia, Tigre e Audax Italiano
Botafogo pode perder jogadores do elenco por atraso
Os problemas não param de chegar ao Botafogo. O Botafogo tem pendências quanto ao pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com parte do elenco e corre o risco de perder jogadores na Justiça. Os débitos se acumulam desde o início do segundo semestre de 2022. A informação é do “UOL Esporte”.
De acordo com a legislação, é permitido o rompimento do contrato a partir do terceiro mês de atraso, o que preocupa em meio à situação delicada do clube na parte financeira, como problemas com fluxo de caixa e penhoras questionadas após a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).