ACABOU! Artur Jorge venceu a Libertadores e encerrou o ciclo no Brasil

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

Neste sábado (30), o Botafogo escreveu seu nome na história do futebol ao conquistar o título da Copa Libertadores da América, tornando-se apenas o segundo time a conquistar a competição após passar pela fase de playoffs. 

O feito coloca o Glorioso ao lado do Estudiantes de La Plata, que havia alcançado o título em 2009 com um elenco comandado por Verón. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Botafogo faz história e conquista a Libertadores: um feito inédito na era dos playoffs

A trajetória do Botafogo rumo à Glória Eterna foi marcada por superações. Na 2ª fase da Pré-Libertadores, o time enfrentou o Aurora, da Bolívia. Após um empate fora de casa por 1 x 1, a equipe do Nilton Santos goleou por 6 x 0 no jogo de volta. Na 3ª fase, o Botafogo avançou ao vencer o Red Bull Bragantino por 2 x 1 em casa e empatar 1 x 1 fora.

A fase de grupos trouxe dificuldades, com derrotas para Junior Barranquilla e LDU. Porém, a recuperação foi notável, e o time se classificou em segundo lugar, com 10 pontos. Já nas oitavas de final, o Botafogo mostrou seu poder de reação. Eliminou o Palmeiras com um 2 x 1 em casa e um empate por 2 x 2 fora. Nas quartas, foi a vez do São Paulo, que, após um empate 0 x 0 em casa e empate por 1 x 1 fora, viu o Botafogo se classificar nos pênaltis por 4 x 5.

Nas semifinais, o Glorioso enfrentou o Peñarol. Após um expressivo 5 x 0 no primeiro jogo, o time sofreu uma derrota por 3 x 1 na volta, mas garantiu a vaga na final. O adversário da grande decisão foi o Atlético-MG, que foi superado por 3 x 1 na ida e não conseguiu reverter a vantagem do Botafogo.

Com a conquista, o Botafogo sela seu lugar no seleto grupo de campeões da Libertadores e faz história ao ser o segundo clube a conquistar o título após passar pelos playoffs, consolidando sua trajetória épica sob o comando do técnico Artur Jorge.