Tudo que você precisa saber da arbitragem escolhida para a final da Libertadores

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

O aguardado confronto entre Atlético-MG e Botafogo, que definirá o campeão da Copa Libertadores de 2024, já tem arbitragem definida. 

O árbitro argentino Facundo Tello, da Fifa, será o responsável por apitar a partida decisiva neste sábado (23), às 17h (de Brasília), no Monumental de Nuñez. A tecnologia também será destaque, com a estreia do impedimento semiautomático na competição. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Final da Libertadores terá arbitragem de Facundo Tello, especialista em decisões de campo

Paulo Caravina, especialista em arbitragem do Cria Lab!, do Lance!, destacou o impacto da inovação tecnológica:

  • “O VAR com impedimento semiautomático trará mais rapidez e lisura às decisões, algo muito aguardado para um jogo dessa magnitude”, comentou Caravina.

Tello, de 42 anos, foi o único árbitro sul-americano na Eurocopa de 2024 e possui experiência em grandes competições. Na atual edição da Libertadores, ele apitou uma partida de cada finalista. 

Pelo Botafogo, esteve no empate polêmico com o Palmeiras nas oitavas, quando anulou um gol de mão de Gustavo Gómez que poderia eliminar o time carioca. Já pelo Atlético-MG, apitou a derrota no jogo de ida das quartas contra o Fluminense.

  • “Facundo apresenta um estilo tradicional sul-americano: permite mais contato físico e evita cartões desnecessários, mas é rígido com os bancos de reservas e raramente recorre ao VAR”, analisou Caravina.

Com média de seis cartões por partida, Tello estreia como árbitro em uma final de Libertadores. Sua atuação será decisiva para garantir que o espetáculo seja marcado pela competitividade e justiça.