Final da Libertadores vai ter novidade que os jogadores nunca viram antes

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

A Conmebol anunciou a adoção do impedimento semi-automático na final da Libertadores entre Botafogo e Atlético-MG, que será disputada no próximo sábado (30), em Buenos Aires, na Argentina. 

A informação foi confirmada pelo ex-árbitro Carlos Eugênio Simon, comentarista da “ESPN”. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Conmebol implementará impedimento semi-automático na final da Libertadores entre Botafogo e Atlético-MG

O sistema, já utilizado em ligas europeias como La Liga e Premier League, e em competições organizadas pela Fifa, promete maior precisão na análise de impedimentos, evitando dúvidas em lances decisivos.

“A grande novidade dessa decisão, que a Conmebol investiu, é o impedimento semi-automático, em que o árbitro toma a decisão muito mais rapidamente. Há gráficos expostos no telão do estádio, e a televisão mostra tudo. Por um centímetro, impedimento, imagem 3D, não deixa dúvida nenhuma. Parabéns para a Conmebol por essa decisão”, comentou Simon.

A arbitragem da final será liderada pelo argentino Facundo Tello, com Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade como assistentes. O VAR estará sob o comando de Mauro Vigliano, auxiliado por Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernán Mastrangelo.

A introdução da tecnologia reforça o compromisso da Conmebol com a evolução das ferramentas de arbitragem, especialmente em um confronto que promete ser histórico.

Agenda do Botafogo

Veja abaixo como ficou o calendário do Botafogo no Brasileirão e na Libertadores:

  • Atlético-MG (N) – 30/11, 17h (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores – Transmissão pelo Disney+
  • Internacional (F) – 04/12, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • São Paulo (C) – 08/12, 16h (de Brasília) – Brasileirão