Atlético-MG teve vitória confirmada em cima do Botafogo e foi oficializado o campeão

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

O dia 19 de dezembro marca um dos momentos mais gloriosos da história do Atlético Mineiro. 

Há quase 53 anos, o Galo conquistava o primeiro Campeonato Brasileiro, escrevendo seu nome de forma indelével nos anais do futebol nacional. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Atlético-MG comemora quase 53 anos do título histórico do Campeonato Brasileiro de 1971

A conquista foi decidida em um triangular envolvendo Atlético, São Paulo e Botafogo. No primeiro confronto decisivo, o Atlético superou o São Paulo por 1 a 0, com um gol de Oldair, em cobrança de falta aos 30 minutos do segundo tempo, no Mineirão. 

Após a goleada do São Paulo sobre o Botafogo, por 4 a 1, foi a vez de o Galo enfrentar o time carioca no Maracanã, em um confronto histórico. Com mais de 20 mil torcedores atleticanos presentes, o Atlético venceu por 1 a 0, com Dadá Maravilha marcando o gol da vitória aos 16 minutos da etapa final, após cruzamento de Humberto Ramos.

Comandado pelo “Mestre” Telê Santana, o Atlético conquistou o título com uma campanha sólida de 12 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, somando 39 gols a favor e 22 contra. Além do título, o time alvinegro foi aclamado campeão da disciplina, com nenhum cartão vermelho e apenas dois cartões amarelos durante a competição.

A equipe teve uma média de público impressionante, com 26.836 pagantes por partida, e viu seu artilheiro, Dario, brilhar com 15 gols, sendo também o maior goleador da competição. 

Telê utilizou 23 jogadores ao longo da campanha vitoriosa, com Renato, Vantuir, Vanderlei e Dario atuando em todas as partidas. O título de 1971 é eternizado pela estrela amarela sobre o escudo do Atlético Mineiro, um símbolo de um dos maiores feitos da história do futebol brasileiro.