Botafogo aparece em lista “tenebrosa” do futebol brasileiro

Reprodução/Botafogo

O Botafogo está em lista indesejada do futebol brasileiro. Fora do G4 por enquanto do Campeonato Carioca, o Glorioso corre o risco de não conseguir a classificação para a Copa do Brasil de 2024 e pode perder receitas importantes. As informações são do jornal lance.

Em dezembro do ano passado, a CBF decidiu modificar os critérios de distribuição de vagas para a Copa do Brasil, eliminando as vagas via ranking de clubes e distribuindo-as para as federações estaduais, com base no seu ranking de federações. Essa medida fortaleceu os estaduais como principal porta de acesso ao mata-mata nacional.

Deste modo, 80 das 92 vagas são decididas por distribuições das federações estaduais. As outras 12 serão destinadas aos clubes classificados para a Libertadores 2024, e os campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B. Veja a seguir os clubes que correm risco de ficar de fora da competição em 2024.

Entre os clubes que podem ficar de fora estão: Botafogo, Botafogo-PB, Brasiliense, Campinense, CSA, Guarani, Juventude, Ponte Preta, Santo André, Santos e Vitória.

O que precisa o Botafogo precisa para garantir vaga: tentar entrar no G4 da Taça Guanabara na última rodada. Caso não consiga, deve vencer a Taça Rio (disputa do 5º ao 8º da primeira fase), vencer a Copa do Brasil 2023 ou garantir vaga à Libertadores 2024 via Brasileirão.

Conmebol bate o martelo e toma decisão que altera planejamento do Botafogo

A CONMEBOL decidiu que a Copa Sul-Americana de 2023 vai começar nesta terça-feira (7) com 16 confrontos domésticos em jogo único que ajudarão a compor os oito grupos da competição. O sorteio da fase de grupos, no entanto, foi adiado pela Conmebol: passou de 22 para o dia 27 de março.

Além do Botafogo, entram direto na fase de grupos – que começa dia 5 de abril – os brasileiros São Paulo, América-MG, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino, os argentinos Gimnasia La Plata, Defensa y Justicia, Tigre, Newell’s Old Boys, Estudiantes e San Lorenzo e os quatro eliminados da terceira fase preliminar da Libertadores.