Rasgaram as regras do Botafogo e ele desistiu de comandar o futuro do clube

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

Em uma recente entrevista à “Rádio Tupi”, Walmer Machado, que foi o segundo colocado na última eleição para a presidência do Botafogo, anunciou sua desistência de concorrer ao cargo no quadriênio 2025/2028. 

O pleito está agendado para o dia 18 de dezembro. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Walmer Machado abandona candidatura à presidência do Botafogo

Machado apresentou três principais motivos para sua decisão. O primeiro diz respeito ao sucesso atual do futebol do Botafogo, que está sendo gerido pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF). 

“Como torcedor raiz, percebi que não teria tempo para acompanhar os jogos, especialmente com as viagens fora do Rio de Janeiro. Recentemente estive em São Paulo e fui ao Uruguai, além de ter passagem reservada para a Argentina. Não haveria tempo para fazer campanha”, explicou.

Em seguida, ele destacou a situação da eleição, que está sob Judice. O número de membros das chapas seria de 80, mas uma decisão judicial recente determinou que as chapas voltassem a ter 160 membros. “Isso gera insegurança jurídica. Colocar 160 sócios e depois ter que retirar 80, caso a decisão judicial mude novamente, seria muito constrangedor. Todos são amigos e a situação se tornaria desgastante para mim”, afirmou.

Por último, Walmer manifestou sua discordância em relação ao formato híbrido da eleição, que permite a votação virtual. Ele argumentou que a falta de possibilidade de recontagem de votos e a violação do estatuto do clube, que prevê eleições presenciais, são preocupantes. “Rasgaram o estatuto, que é a nossa constituição”, completou.

Com a desistência de Walmer, o cenário eleitoral do Botafogo se restringe a dois candidatos: o atual vice-presidente Vinicius Assumpção, que terá Tom Meirelles como vice, e João Paulo Magalhães Lins, ex-gestor do Boavista, apoiado pelo presidente Durcesio Mello, que terá André Silva como vice em sua chapa. A eleição promete ser um momento decisivo para o futuro do clube, e a expectativa é alta entre os torcedores e associados.