Qual é a sigla do Botafogo?
Veja agora o começo da história do Glorioso e descubra qual é a sigla do Botafogo e o que ela significa.
Table of Contents
Dia 1°de julho, pode parecer um dia comum para a maioria das pessoas, mas todo botafoguense sabe que esta data marca o nascimento da sigla do Botafogo no Rio de Janeiro.
Um clube que tem suas origens históricas diferente que a maioria dos clubes de nosso país. O Botafogo já viveu grandes momentos em sua trajetória pela história do esporte que valem a pena conhecer.
Por exemplo, você sabia que o Botafogo que conhecemos hoje foi surgir somente em 194? Quase 50 anos depois de seu nascimento. É um caso curioso de uma história única do esporte.
Acompanhe agora como foi o nascimento do do Botafogo e como a sua sigla foi criada.
O nascimento do Glorioso
O Fogão é um dos poucos clubes brasileiros que surgiram antes do século XX, entretanto, não foi exatamente como uma equipe de futebol que sua história começou.
No dia 1 de Julho de 1894, nasceu em uma praia do litoral o Clube de Regatas Botafogo, um clube de remadores que recebeu este nome em forma de homenagem ao local em que competiam com seus barcos, local este que eram as águas de Botafogo.
Em 1899, surgiu uma embarcação botafoguense chamada de Diva, a equipe venceu todas as 22 regatas da temporada, tornando-se assim campeã carioca. Feito este que torna o Glorioso o único clube brasileiro a ser campeão, em pelo menos um esporte, em três décadas diferentes.
A equipe de futebol surgiu em 1904, com o nome de Electro Club. Somente em 1942 que o nome, a estrela solitária e a sigla do Botafogo foram associados ao clube de futebol.
Essa fusão da equipe de futebol e de regatas iniciou uma nova trajetória na história do clube, principalmente para o lado futebolístico, que teve toda a sua identidade transformada, seu escudo e sigla foram alterados completamente.
O escudo e sigla do Botafogo
O Glorioso tem uma história muito forte com seu escudo, já houveram diversas versões, claro que isso também ocorreu por conta do nascimento do Botafogo Football Club, mas todas as versões foram importantes para a criação do brasão que conhecemos hoje.
A primeira versão contava com os remos da equipe, a sigla entrelaçada do clube e, claro, a famosa estrela solitária. Entretanto, a equipe de remo não utilizava o mesmo escudo em seus uniformes, no lugar, a sigla entrelaçada com uma estrela acima era bordada em suas regatas.
O formato do escudo atual foi herdado do brasão do Botafogo Football Club, a única diferença é que ao invés conter a estrela solitária no meio, estava “BFC”, a antiga sigla do clube.
No momento da fusão, ambos os clubes procuraram criar um escudo e uma sigla que representassem ambos. O formato foi herdado da equipe de futebol, a estrela solitária, maior símbolo do clube, veio do clube de regatas.
O nome do clube passou a ser Botafogo de Futebol e Regatas, tornando assim a sigla do Botafogo “BFR”.