Artur Jorge chegou ao fim com o Botafogo antes do ano terminar
O Botafogo está na final da Conmebol Libertadores pela primeira vez em sua história e se consagra como o 14º clube brasileiro a disputar a decisão do principal torneio da América do Sul.
Sob o comando do técnico Artur Jorge, o time alvinegro superou o Peñarol nesta quarta-feira(30), em um confronto intenso em Montevidéu, e garantiu vaga para a grande final. A decisão será contra o Atlético-MG no Estádio Monumental, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Botafogo faz história e chega à final da Libertadores pela primeira vez
Essa campanha já é a melhor da história do Botafogo no torneio, superando as semifinais alcançadas em 1963 e 1973. Em 2024, o time carioca iniciou a trajetória nas fases preliminares, enfrentando Aurora, da Bolívia, e RB Bragantino para avançar à fase de grupos. No mata-mata, eliminou pesos pesados do futebol sul-americano, como Palmeiras e São Paulo, antes de vencer o Peñarol e se consolidar como uma das sensações da Libertadores.
Com esse feito, o Botafogo se junta a Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Grêmio, Vasco, São Caetano, Athletico-PR, Fluminense, Corinthians e Atlético-MG, os outros brasileiros a disputarem uma final de Libertadores. Além disso, o clube se torna o quarto a chegar à final após ter começado nas fases preliminares, seguindo os passos de Estudiantes (2009), Olimpia (2013) e Independiente del Valle (2016).
Campanhas do Botafogo na Libertadores
- 1963: semifinal
- 1973: semifinal
- 1996: oitavas de final
- 2014: fase de grupos
- 2017: quartas de final
- 2024: final contra o Atlético-MG