Igor Jesus mal chegou no Botafogo e já encerrou o ciclo no clube: Fez as malas e se despediu do elenco

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

A convocação de Igor Jesus para a seleção brasileira é mais um capítulo da rica história entre o Botafogo e a equipe nacional, que já cedeu mais jogadores ao Brasil em Copas do Mundo do que qualquer outro clube. 

Após 29 anos, um centroavante alvinegro voltará a iniciar uma partida como titular com a camisa verde e amarela. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Igor Jesus e a riqueza da relação entre Seleção Brasileira e Botafogo

O artilheiro do Glorioso foi confirmado pelo técnico Dorival Júnior como titular na partida desta quinta-feira, às 21h, contra o Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A TV Globo transmite o jogo ao vivo para todo o território nacional.

O último centroavante a representar o Botafogo como titular na seleção foi Túlio, em 1995. De acordo com Ricardo Macieira, coordenador e curador do Museu Botafogo, Túlio formou uma dupla de ataque com Donizete Pantera em um amistoso contra a Argentina, no Estádio Monumental de Núñez, celebrando os 50 anos do jornal argentino Clarín. A partida terminou com vitória do Brasil por 1 a 0, com gol de Donizete, quebrando um tabu de 19 anos sem vencer os argentinos em Buenos Aires.

Ao contrário de 29 anos atrás, quando a seleção vivia um pós-Tetra e começava a conhecer Ronaldo Fenômeno, hoje o time enfrenta uma crise. Com apenas dez pontos, a equipe de Dorival Júnior ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias e busca a formação ideal. A posição de centroavante é uma das que ainda carece de uma referência confiável.

Igor Jesus é o sexto jogador diferente chamado para a posição. Dos outros cinco, apenas Endrick conseguiu marcar gols, sempre saindo do banco de reservas. As partidas contra Chile e Peru serão cruciais para que o jogador do Botafogo se consolide no grupo visando a Copa do Mundo de 2026.

Uma eventual vaga no Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá seria a oportunidade de reviver uma parceria de sucesso. O Botafogo é, até hoje, o clube que mais cedeu atletas ao Brasil em Copas do Mundo, totalizando 47 jogadores. Na convocação atual, o Glorioso é o clube com mais representantes na equipe de Dorival, incluindo também o atacante Luiz Henrique e o lateral-esquerdo Alex Telles.