Quando foi a última vez que o Botafogo chegou na semifinal da Libertadores?

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo tem a chance de igualar sua melhor campanha na história da Libertadores, alcançando as semifinais, em jogo decisivo contra o São Paulo. A partida de volta das quartas de final acontece na próxima quarta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no MorumBIS. 

Caso vença, o Glorioso repetirá o feito de times históricos comandados por ídolos como Garrincha e Jairzinho, que chegaram à semifinal em 1963 e 1973. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Botafogo em busca de igualar melhor campanha na Libertadores

Na época, as semifinais eram disputadas sob regulamentos bem diferentes. Em 1963, o time de Garrincha avançou após vencer um grupo que incluía Alianza Lima e Millionarios, sendo eliminado pelo Santos de Pelé. 

Já em 1973, sob a liderança de Jairzinho, o Botafogo teve que eliminar o Palmeiras em um jogo extra, após empatar em pontos, e avançou para uma fase semifinal que contava com dois grupos de três equipes, onde acabou ficando em último.

Desde então, a Libertadores evoluiu para se tornar o principal torneio do continente. Apesar de não ter alcançado a semifinal em 1996 e 2014, o Botafogo quase chegou lá em 2017, quando foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de final. Agora, enfrenta o São Paulo, que segurou um empate em 0 a 0 no Nilton Santos, assim como o Grêmio fez há sete anos.

Para avançar, o Botafogo precisa vencer por qualquer placar, enquanto um novo empate levará a decisão para os pênaltis. O time, que lidera o Brasileirão, entra em campo com mais força e determinação, pronto para buscar a classificação e reviver os momentos de glória de seu passado.