SAF do Vasco terá que imitar o Botafogo para se salvar

Crédito: Matheus LIma

O Vasco da Gama está pronto para adotar uma estratégia semelhante à implementada pelo Botafogo para enfrentar suas dívidas e evitar a falência. 

O Cruz-Maltino, assim como o rival alvinegro, entrará com um pedido de recuperação extrajudicial, visando facilitar a quitação de seus débitos e reorganizar as finanças do clube. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Vasco segue os passos do Botafogo e busca recuperação extrajudicial para quitar dívidas

A informação foi divulgada pelo portal Globo Esporte e reforça a tendência das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) em buscar soluções para os desafios financeiros.

Em 2021, antes de se tornar uma SAF, o Vasco já havia aderido ao Regime Centralizado de Execuções para pagamento de dívidas, com cerca de R$ 223 milhões em débitos trabalhistas e cíveis, de acordo com o balanço mais recente. Desde então, 20% das receitas do clube têm sido direcionadas para a quitação desses valores.

Com o pedido de recuperação extrajudicial, o cenário muda positivamente para o Vasco. Diferentemente do processo judicial, o modelo extrajudicial concede à SAF um prazo para negociar com parte dos credores sem a necessidade de intervenção direta da Justiça. No caso do Botafogo, por exemplo, o clube obteve um período de 90 dias para chegar a um acordo com 50% dos credores, o que foi homologado com uma adesão de 60%.

Além disso, uma das vantagens dessa estratégia é a ausência da obrigatoriedade de nomear um administrador, como acontece na recuperação judicial, simplificando o processo de reestruturação financeira.