Conmebol não teve dó e aplicou grave punição no Botafogo por causa do Palmeiras
A Conmebol anunciou nesta segunda-feira (16) a punição ao Botafogo devido a um incidente racista ocorrido na partida contra o Palmeiras, válida pela Copa Libertadores, disputada em 14 de agosto no Estádio Nilton Santos.
O clube foi multado em 60 mil dólares (aproximadamente R$ 330 mil) por infração ao artigo 15.2 do Código Disciplinar da Conmebol, com base também no artigo 15.4. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Conmebol pune Botafogo por gesto racista de torcedor na Libertadores
O caso envolveu o torcedor Vinícius Ramos, de Maricá (RJ), que fez um gesto racista direcionado aos palmeirenses presentes no estádio. No dia seguinte ao incidente, o Botafogo emitiu um comunicado repudiando o ato e anunciando a expulsão do infrator do quadro de sócio-torcedor, além de bani-lo permanentemente de seus jogos.
Como parte da punição, o Botafogo deverá exibir um cartaz com a frase “Basta de Racismo” no início da próxima partida de competições organizadas pela Conmebol. Além disso, o clube terá que exibir a mesma mensagem nos telões do Estádio Nilton Santos antes e durante o jogo, e promover uma campanha nas redes sociais com o mesmo slogan.
Caso um incidente semelhante ocorra novamente, a Conmebol poderá impor penalidades mais severas, como a realização de jogos com portões fechados ou com a capacidade do estádio reduzida. A multa imposta ao Botafogo foi menor do que as aplicadas em outros casos recentes, que chegaram a 100 mil dólares (R$ 540 mil).
Próximos jogos do Botafogo:
- São Paulo (C): 18/9, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores
- Fluminense (F): 21/9, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
- São Paulo (F): 25/9, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores