Maior estrela do Botafogo cravou que ia fazer gol no Palmeiras para afundar as chances do time
Nesta quarta-feira (14), Botafogo e Palmeiras vão se reencontrar em um duelo decisivo pelas oitavas de final da Libertadores, marcado para às 21h30, no Estádio Nilton Santos, com transmissão ao vivo pela Globo.
Este confronto remete a um histórico embate de 1973, quando as equipes decidiram uma vaga na fase semifinal da competição. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Botafogo e Palmeiras se enfrentam em duelo decisivo de Libertadores: Revanche e história se encontram
Naquele ano, o formato da Libertadores era bem diferente. Apenas o campeão e o vice-campeão do Campeonato Brasileiro se classificavam para o torneio continental. Após um emocionante Brasileirão em 1972, onde o Palmeiras conquistou o título e o Botafogo ficou com o vice, as duas equipes se encontraram na fase de grupos da Libertadores.
No primeiro jogo entre eles, realizado em março de 1973, o Botafogo saiu na frente com um gol contra de Luís Pereira após uma jogada brilhante de Marinho Chagas. Contudo, Ademir da Guia empatou para o Palmeiras no início do segundo tempo.
A decisão ficou para o último minuto, quando Jairzinho marcou o gol da vitória botafoguense e garantiu a vaga nas semifinais. A partida foi marcada por uma provocação entre Jairzinho e o goleiro Leão, que teve um desentendimento com o atacante botafoguense.
“A pressão de ter perdido o título dois meses antes era grande”, recorda Waldir Luiz, torcedor que acompanhou aquele jogo histórico. “A expectativa é a mesma para o confronto de quarta-feira, com a torcida botafoguense aguardando uma revanche pela perda do título Brasileiro para o Palmeiras.”
Com ingressos esgotados e uma torcida fervorosa, a partida promete ser um espetáculo à altura da rivalidade histórica entre Botafogo e Palmeiras, com o Glorioso buscando a redenção e uma vaga nas quartas de final da Libertadores.