Botafogo x Palmeiras: Libertadores ainda tem gol fora de casa?

25 de novembro de 2021. Essa data foi marcante para o futebol sul-americano e para os campeonatos comandados pela Conmebol. A instituição anunciou o fim do critério do gol fora de casa. Quem é que não tem uma história bizarra com essa condição?

Muitos times já foram “prejudicados” com o gol fora de casa que favorecia os clubes “piores” que jogavam por uma bola e depois com o regulamento embaixo do braço. O gol fora de casa desempatava confrontos e ainda deixava quase nula a chance de penalidades máximas.

Você lembra como era? Marcar gols fora de casa era mais valioso que dentro de casa e no fundo, até faz sentido, porém, fazia muitas pessoas se confundirem. Um gol poderia mudar toda a história de um confronto, hoje, não é bem assim.

Libertadores valoriza bons times

“CONMEBOL elimina o “gol fora de casa”. A partir de agora, todos os gols nos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor; os gols fora de casa não serão mais considerados fator de desempate. Com isto pretende-se uma maior justiça desportiva.” – publicou a instituição em suas redes sociais.

Com a mudança, a CONMEBOL valorizou o bom futebol, bons elencos e deixou que jogos tivessem ainda mais emoções. Diversas vezes, vimos nas competições times se apoiarem no regulamento e serem beneficiados por isso.

Agora, a competição tem mais disputas nas penalidades, tem jogos mais movimentados onde as equipes precisam propor o jogo tanto dentro, quanto fora de casa. Além disso, a competição também alterou as finais, que antes eram realizadas em dois jogos, para um jogo único em local neutro.