Árbitro do Brasileirão processou o John Textor e agora a coisa vai ficar séria
Em um novo capítulo polêmico envolvendo o futebol brasileiro, o árbitro Rafael Traci decidiu entrar com uma ação judicial contra John Textor, proprietário da SAF do Botafogo.
Traci, que atuou como árbitro de vídeo (VAR) na partida entre Botafogo e Palmeiras pelo Brasileirão de 2023, acusa Textor de difamação e está cobrando uma indenização de R$ 100 mil por danos morais. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
John Textor: Árbitro processa dono do Botafogo por acusações de manipulação no Brasileirão
O processo foi protocolado na 4ª Vara Cível de Curitiba, no estado do Paraná, no dia 25 de julho de 2024. A defesa de Traci alega que Textor, através de postagens no Instagram, acusou o árbitro de manipulação, influenciando a expulsão do jogador Adryelson, o que teria contribuído para a derrota do Botafogo por 4 a 3 naquela partida.
“Na data de 05 de junho de 2024, o réu, sócio proprietário da SAF – Sociedade Anônima de Futebol do Botafogo de Futebol e Regatas, publicou em suas redes sociais (Instagram) dois vídeos nos quais acusa o autor, que atuava junto ao VAR do jogo entre Botafogo e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 2023, de ter induzido o árbitro principal à expulsão do jogador Adryelson, situação que teria colaborado para a derrota do Botafogo pelo placar de 4 x 3”, detalha o documento.
Além da indenização, Traci também solicita a retirada imediata das postagens de Textor nas redes sociais e que o dirigente se abstenha de mencionar seu nome, sob pena de multa.
A defesa do árbitro destaca que as acusações de Textor foram tratadas como “imprestáveis” pelo Tribunal Superior de Justiça Desportiva (STJD), que concluiu que as ações do dirigente configuram ilícitos desportivos contra a honra de sete entidades desportivas, nove atletas e nove árbitros.
Vale lembrar que Rafael Traci também atuou como árbitro de vídeo na histórica virada do Botafogo contra o Internacional em 2022, o que adiciona mais um elemento de tensão a este caso que promete movimentar os bastidores do futebol brasileiro.