Heleno de Freitas: O “Craque Problema” do Botafogo
Quarto maior artilheiro da história do Botafogo com 209 gols em 233 jogos, Heleno de Freitas fez história jogando entre os anos de 1940 e 1948. Conhecido por ser briguento, polêmico e indisciplinado, Heleno é um dos ídolos da torcida alvinegra.
Nascido em 12 de fevereiro de 1920 em São João Nepomuceno, Minas Gerais, Heleno de Freitas chegou ao Botafogo em 1940, depois de ir as categorias de base no Fluminense no time juvenil quando o botafogo encerrou o time da idade do atleta.
Retornando ao alvinegro carioca em 1940, Heleno teve a responsabilidade de substituir o também ídolo Carvalho de Leite, suprindo os anseios da torcida do Botafogo. Até a chegada de Garrincha, Heleno de Freitas era o maior ídolo do Botafogo.
Depois da passagem pelo clube carioca, Heleno de Freitas foi para o futebol argentino para jogar pelo Boca Juniors, disputando 24 partidas e marcando 19 gols. Heleno de Freitas teve passagem pelo Vasco da Gama, Junior de Barranquilla, Santos e América-RJ.
Conhecido por ser briguento, polêmico e indisciplinado, Heleno foi retratado no livro “Nunca houve um homem como Heleno”, que, entre os assuntos abordados, é relatado o triste final da vida do craque, que morreu aos 39 anos dentro de um sanatório.
Pela seleção brasileira, Heleno de Freitas disputou 18 partidas pela, marcando 15 gols. O jogador foi artilheiro do Campeonato Sul-Americano de Futebol, em 1945, com 6 gols.
Heleno de Freitas morreu em 1959, aos 39 anos, na cidade do Rio de Janeiro.
Botafogo e Coritiba no Brasileirão; Saiba mais!
Botafogo e Coritiba se enfrentam no próximo sábado, 17 de setembro, às 19 horas, no estádio Nilton Santos, pela 27° rodada do campeonato brasileiro de 2022.
O Botafogo é o 12° lugar, com 31 pontos. O Coritiba tem 28 pontos, na 16 colocação.