Especialista em finanças achou enorme problema nas contas do Botafogo
Rodrigo Capelo, do Sportv dos canais Globo que é jornalista especializado em finanças no futebol falou sobre o Botafogo no programa “Redação SporTV”. Ele analisou as situações das SAF’s no futebol brasileiro.
Para Rodrigo, inclusive, a situação do Vasco da Gama, acredite se quiser, é melhor que a do Botafogo. Isso porque o clube tem gasto com cautela, não tem feito grandes investimentos, o problema foi o aporte não feito pela 777, já no Botafogo, o clube tem gasto mais do que ganha:
“Sobre as contas do Vasco, se o aporte fosse feito em setembro, daria para dizer que ainda estão sofrendo o peso do passado, mas estariam numa condição OK, aceitável. No caso do Botafogo, fez um ano passado bom desportivamente, mas financeiramente está traçando uma jornada preocupante, porque está com as contas muito desajustadas. Está gastando muito mais do que arrecada, se endividando rapidamente já na SAF” – pontuou.
Botafogo precisa abrir os olhos
Cesar Grafietti, economista e consultor de gestão e finanças do esporte também estava presente com Capelo no programa. Para ele, está faltando transparência a SAF do Botafogo para com o torcedor e também com o futebol brasileiro:
“Vale para o Botafogo um pouco mais de transparência, porque dizem que estão pagando dívidas aqui e ali em 2024, mas é importante dizer como estão pagando, se não estão tomando novas dívidas para pagar dívidas antigas” – disse.
Nos últimos anos, o Botafogo não tem feito grandes vendas no cenário nacional e internacional e isso pode ser algo a se pensar pela SAF para que o dinheiro volte a rodar. Especialistas sempre abordam que os melhores ativos dos clubes estão na base.