O dia que Mané Garrincha deu aula de futebol pra cima do Flamengo

Reprodução/Botafogo

O campeão carioca de 1961 foi conquistado pelas pernas tortas de Mané Garrincha. O Botafogo não podia empatar naquele jogo, sob pena de dizer adeus ao título de bicampeão carioca de 1962.

Maia um Botafogo x Flamengo se perfilava no horizonte das fortes emoções clubistas do Rio de Janeiro, num tempo em que o futebol carioca possuía pergaminhos invejáveis.

Mas os botafoguenses eram os favoritos com uma equipa composta por Manga; Paulistinha, Jadir, Nílton Santos e Rildo; Aírton e Édson; Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagalo).

Numa saudosa tarde de gala no Maracanã, o Brasil inteiro estava ligado na partida. O Flamengo iniciou o jogo em pressão e Dida, com um tiro fulminante, rasou a trave do fenomenal Manga. A pressão dos vermelhos e pretos continuou sem parar, mas o Botafogo tinha Garrincha, o homem que ganhou a Copa de 1962 ‘quase sozinho’.

A equipa base do Botafogo que acabara de conquistar o bicampeonato carioca de futebol era constituída por Manga, Joel, Zé Maria, Nílton Santos, Rildo, Ayrton, Arlindo, Garrincha, Quarentinha, Amarildo, Zagallo. O técnico era Marinho Rodrigues.

Luís Castro bate o martelo e toma decisão importante para o clássico contra o Fluminense; VEJA

O técnico do Botafogo, Luís Castro, tomou decisão e mudou o planejamento do Glorioso para o clássico contra o Fluminense. Feliz pelo desempenho da equipe na vitória sobre o Madureira por 2 a 0 na última quinta-feira (26), o treinador disse que vai usar o time titular no clássico carioca.

Em comentário, Castro admitiu que a equipe ainda está em ritmo de pré-temporada e por isso equilibrar a minutagem dos jogadores é importante. Com isso, o Botafogo muda seu planejamento inicial de titulares no meio da semana, e reservas e sub-20 no final de semana.