Nílton Santos: O melhor lateral da história do Botafogo e quem sabe do mundo

Reprodução/Botafogo

Nilton Santos foi um histórico jogador do Botafogo, sendo foi fiel ao clube do coração, jogando durante toda a carreira no alvinegro carioca, entre os anos de 1948 e 1964. Ao longos dos 16 anos da longe passagem do lateral esquerdo, o clube conquistou os títulos do Campeonato Carioca de 1948, 1957, 1961 e 1962 e os Torneios Rio-São Paulo de 1962 e 1964.

Maior lateral da história do Botafogo e um dos maiores do futebol, o jogador foi eleito pela IFFHS o 9° maior jogador brasileiro do século XX, o 28º da América do sul, e o maior lateral esquerdo de todos os tempos pela Federação Internacional de Futebol.

Nascido no dia 16 de maio de 1925, no Rio de Janeiro, até então Distrito Federal, foi descoberto por um oficial da Aeronáutica enquanto cumpria serviço militar, que o levou para o Botafogo em 1948. Entrando no clube naquele ano e deixando apenas em 1964, para oficializar a aposentadoria.

Jogador com maior números de partidas disputadas pelo Botafogo, Nilton Santos lidera o ranking com 723 jogos, 111 a mais que o segundo colocado, Garrincha. Ao longo de toda carreira, Nilton Santos marcou 11 gols com a camisa alvinegra.

Pelo Brasil, Nilton Santos estreou no campeonato sul-americano de 1949, competição sediada no Brasil, e terminou como campeão. O jogador esteve presente na seleção que terminou com o vice campeonato da Copa do Mundo em 1950 e foi bi campeão mundial em 1958 e 1962, fazendo parceria com Garrincha e Pelé.

O jogador disputou 85 partidas pela amarelinha, sendo 75 oficiais e 10 não oficiais, marcando 2 gols. A despedida aconteceu na final da copa do mundo de 1962.

Estádio Nilton Santos

Construído para os jogos Pan-americanos de 2007, a casa do Botafogo foi erguida pela prefeitura do Rio de Janeiro, no terreno onde se situava a Rede Ferroviária Federal, na zona norte do Rio de Janeiro. O estádio teve em sua inauguração uma partida entre Botafogo e Fluminense, que terminou com vitória do Botafogo por 2 a 1.

O estádio passou a ser do Botafogo quando o clube venceu a licitação realizada pela prefeitura para a concessão do prédio. Em 2015 o clube solicitou mudança no nome fantasia, mudando de Engenhão para Estádio Nilton Santos, homenageando um dos maiores ídolos do clube. Em 2017 o nome do ídolo se tornou oficial.

Com grama natural e dimensões de 105x68m, o estádio possui pista olímpica ao redor do campo com 9 raias de atletismo, dois setores para salto triplo e em distância, um para salto com vara, outro para salto em altura e uma pista de dardo.

O Estádio Nilton Santos atualmente tem capacidade para 46 mil pessoas e foi o principal equipamento dos Jogos Olímpicos de 2016. No estádio, Usain Bolt conquistou para a Jamaica as últimas medalhas olímpicas de sua vitórias e gloriosa carreira.