O dia que Botafogo venceu o campeão da Champions em uma final digna de Copa do Mundo

Há 26 anos o Botafogo derrotou a Juventus e foi campeão do Troféu Teresa Herrera. Em 1996, o Glorioso encarou a Velha Senhora, na época a campeã da Champions League, no Estádio Riazor, em Coruña, Espanhol. O time italiano comandado por Marcello Lippi contava com elenco repleto de nomes consagrados, como Vieri, Del Piero e Didier Deschamps.

O Teresa Herrera é um torneio organizado pelo Deportivo La Coruña desde 1946 e reúne campeões convidados em um esquema de mata-mata contando com quatro clubes e depois de 2009, apenas dois times em jogo único. Em 96, os envolvidos foram o anfitrião Deportivo, Botafogo, Juventus e o Ajax.

Em jogo bastante disputado, o embate dos alvinegros encerrou em tempo normal empatado em 4 a 4, com destaque para os atacantes Túlio Maravilha pelo lado brasileiro e Nicola Amoruso pelos italianos, ambos marcaram um hat trick. Nas decisões de pênaltis, o Botafogo venceu por 3 a 0 e conquistou o campeonato. Na partida que valia a terceira colocação, o La Coruña derrotou o campeão holandês Ajax por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

Botafogo: Wagner, Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Grotto e Jefferson; Souza, Otacílio, Marcelo Alves (Marcos Aurélio) e França (Zé Carlos); Sorato (Mauricinho) e Túlio Maravilha. Técnico: Ricardo Barreto.

Juventus: Peruzzi, Ferrara, Torricelli, Porrini e Montero; Jugovic, Di Livio e Deschamps; Vieri (Boksic), Del Piero (Amoruso) e Padovano (Ametrano). Técnico: Marcello Lippi. Árbitro: Antonio Jesús López Nieto (ESP).

Gols: Vieri aos 23/1ºT; Túlio aos 6/2ºT, Amoroso aos 30/2ºT e França aos 31/2ºT; Amoroso aos 5/1ºTP; Túlio aos 15/1ºTP, Amoroso aos 12/2ºTP e Túlio aos 15/2ºTP. Pênaltis: Botafogo 3-0 Juventus (Wilson Goiano, Gottardo e Souza)

Expulsões: Torricelli, Montero e Otacílio.

Botafogo bate o martelo e define valor para negociar titular; VEJA

O Botafogo tomou decisão e definiu o valor para negociar o atacante Jeffinho, de 22 anos, destaque do Glorioso na segunda parte da temporada de 2022. Em alta pelo bom momento, o clube espera fazer caixa com uma possível venda. As informações são do portal ge.

No entanto, o Botafogo não tem pressa para conseguir comprador e espera negocia-lo por 10 milhões de euros (cerca de R$ 54 milhões). O técnico Luís Castro acredita que o jogador pode evoluir ainda mais e assim aumentar o valor da venda.