Você Sabia? Fair-Play foi criado em uma partida do Botafogo
Atualmente o Fair-Play é muito comum no futebol mundial, existe na FIFA inclusive, um prêmio que é distribuído anualmente para premiar a melhor demonstração de jogo respeitoso do ano, quando algum jogador não tenta tirar vantagem do outro.
Porém, você sabia que o Fair-Play foi criado em uma partida do Botafogo? O clube é um dos mais tradicionais do Brasil e do mundo, ainda, uma das principais “regras” do jogo foi criada por conta do Botafogo, um verdadeiro marco na história do esporte.
“No dia 27 de Março de 1960, Botafogo e Fluminense se enfrentaram pelo Torneio Rio-São Paulo. Durante o jogo, em uma disputa de bola entre Quarentinha e Pinheiro, do Fluminense, o jogador do tricolor sentiu dores na perna e caiu no chão, enquanto isso a bola sobrava para Garrincha que tinha chance clara de fazer o gol, porém achou que não seria justo e jogou a bola para lateral, para que Pinheiro fosse atendido” – escreveu o espaço Glorioso no X.
Botafogo marcado na história
“Na cobrança de lateral, Altair, jogador do Fluminense, achou que o certo a fazer era retribuir a bola ao Botafogo, sabendo que Garrincha jogou a bola para lateral de propósito. E assim começou o fair play (jogo limpo) no futebol. A partida acabou em 2×2, mas entrou para a história.” – completou.
O lance foi relembrado pelo perfil pois no final de semana passado, na partida entre Fluminense e Botafogo o Fair-Play não foi utilizado por ambos os lados, situação em que em 2024, já não é mais aceitável.