Mundial de 1968: Como o Botafogo foi campeão?
O Botafogo foi campeão do Torneio triangular de Caracas em 1968, sendo o segundo dos três títulos do alvinegro carioca. O título veio após o clube carioca vencer a seleção da argentina por 1 a 0 e depois de vencer o Benfica (POR) por 2 a 0.
No jogo contra a seleção argentina, com vitória Botafoguense por 1 a 0, o gol alvinegro foi marcado por Jairzinho. Já contra o Benfica, na vitória por 2 a 0, os gols do Botafogo foram marcados por Lula e Roberto.
O campeonato, que previa jogos com todos os clubes se enfrentando, não teve o último duelo, entre Benfica e Argentina. Em comum acordo, as duas equipes decidiram não jogar, já que o Botafogo já tinha sido campeão.
O torneio triangular de Caracas foi o nome dado para as 10 edições realizadas entre 1958 e 1981 entre clubes e seleções, com foco para países de língua portuguesa e espanhola. Clubes como Barcelona, Real Madrid, Sporting, Porto e Independiente já participaram do torneio. Seleções como Argentina e Colômbia também participaram.
O Botafogo pleiteia na FIFA que os três títulos do torneio triangular de Caracas sejam reconhecidos como Mundiais de Clube. A entidade esportiva inicialmente respondeu negativamente ao pedido do alvinegro carioca.
Cores oficiais do Botafogo
As cores oficiais do Botafogo são Preto e Branco. A definição das cores do alvinegro carioca foi sugerida em 1904, por Itamar Tavares, um dos fundadores do clube, que havia estudado na cidade de Turim e era fã da Juventus de Turim.
Porém, o Botafogo usou camisas e calções brancos até 1906, quando as primeiras camisas alvinegras chegaram importadas da Inglaterra e confeccionadas pela Benetfink & Co. Completavam o uniforme a “casquette” (boné) listrado e a faixa preta na cintura. Em 1909 as camisas de botão foram substituídas pelas de malha, mais confortáveis.