5 motivos que levaram o Botafogo a entregar o Brasileirão

Agora é oficial, o Botafogo não tem mais chances de ser campeão do Campeonato Brasileiro. Após um sequência péssima de 10 jogos sem vencer, hoje, o time conta com 64 pontos e não pode mais alcançar o Palmeiras, que tem 69 faltando uma rodada para o fim.

E diversos motivos podem explicar a queda do Botafogo na competição nacional, porém, cinco fazem todo o sentido e conseguem exemplificar claramente o que aconteceu com o time carioca na competição, após um primeiro turno dos sonhos, o melhor da história.

A começar pelo mais importante de todos. A troca de comando técnico. Tudo começou a dar errado ainda no primeiro turno quando Luís Castro recebeu um chamado indispensável da Arábia e o time já começou a demonstrar sinais de piora técnica e tática.

Botafogo não teve cabeça

Outro ponto chave que ficou em falta foi o psicológico. O time não teve cabeça e não soube se portar com a situação que estava presenciando. No primeiro deslize, contra o Flamengo, em casa, tudo foi por água abaixo e isso não pode acontecer com time que quer ser campeão.

Jogadores que achavam que o título estava ganho. Diego Costa deu uma entrevista fortíssima após mais um empate contra o Cruzeiro e o atacante citou esse ponto. Muitos atletas ficaram de salto alto por conta da campanha e não conseguiram sustentar até o final.

Queda drástica na defesa também foi crucial para a queda do Glorioso. Até o final da primeira metade do campeonato o Botafogo tinha uma das melhores duplas de zaga do Campeonato Brasileiro, porém, tanto Adryelson, principalmente Cuesta e Lucas Perri caíram de rendimento e isso fez muito mal ao time, que ficou sem um pilar fortíssimo.

Por fim, a queda técnica do até então craque do Campeonato Brasileiro. Tiquinho Soares era o artilheiro da competição mas se machucou e nunca mais foi o mesmo. Perdeu um pênalti decisivo contra o Palmeiras que poderia mudar o campeonato e hoje, não apresenta nem metade do que já apresentou em campo.

Por conta desses e outros motivos, agora, o Botafogo busca apenas uma vaga direta na Copa Libertadores da América de 2024.