Há 60 anos, ídolo do Botafogo carregou a seleção nas costas em plena Copa do Mundo

Há 60 anos, em 1962, o Brasil foi bicampeão da Copa do Mundo do Chile com as cores do Botafogo. A seleção brasileira da época foi carregada por Garrincha, que não teve o companheiro Pelé para ajuda-lo. O Rei se machucou no início da competição e foi desfalque. A campeã teve como base o time do Botafogo, com Nilton Santos, Garrincha, Didi, Amarildo e Zagallo e outros. Mané Garrincha foi eleito o craque do torneio e Amarildo marcou um dos gols da seleção na final contra a Tchecoslováquia.

Já campeão em 1958, Garrincha voltou a liderar a seleção brasileira em 62. Com a lesão de Pelé, Mané foi outra vez responsável por comandar tecnicamente o Brasil. O Botafogo enviou uma equipe reforçada para ajudar o Brasil a levantar mais uma taça. Além do Anjo das Pernas Tortas, os alvinegros presentes foram Nilton Santos, Didi, Amarildo e Zagallo.

O Brasil caiu no Grupo 3, juntamente com Tchecoslováquia, México e Espanha. O primeiro jogo da Seleção foi contra o México, com vitória por 2 a 0. No segundo jogo, empate em 0 a 0 contra a Tchecoslováquia. A seleção finalizou a fase de grupos contra a Espanha, vencendo por 2 a 1 com gols de Amarildo.

Nas quartas-de-final, o Brasil encontrou a Inglaterra. E eliminou a seleção da Rainha por 3 a 1 com gols de Vavá e Garrincha (2). Pela semi, a seleção Canarinho eliminou os donos da casa, por 4 a 2, com dois gols de Vavá e dois de Garrincha.

Na última partida, o Brasil ganhou o torneio contra a Tchecoslováquia, por 3 a 1. Com gols de Amarildo, Vavá e Garrincha o Brasil venceu o torneio pela segunda vez.

Titular do Botafogo terá reencontro em amistoso na Inglaterra; veja

A temporada de 2023 vai começar diferente para o Botafogo. Com a lesão do goleiro Gatito Fernández, Lucas Perri assume a titularidade de terá o papel de proteger as redes alvinegras. Aos 24 anos, Perri tem a oportunidade de suceder o ídolo do Botafogo, sabe da importância e vê com bons olhos a oportunidade.

Em 2018, quando ainda era garoto, Lucas Perri passou pelo Crystal Palace. Apesar de não ter jogador, Perri lembra com saudades do momento vivido na Inglaterra. “A expectativa do amistoso é muito boa de termos um parâmetro em relação a um time de Premier League e de ser uma grande experiência para todos. Estou muito feliz e ansioso por reencontrar pessoas que trabalhei e aprendi muito em 2019”, disse Lucas ao ge.