Novo treinador do Botafogo já chamou o futebol brasileiro de tóxico

O Botafogo apresentou oficialmente seu mais recente reforço fora das quatro linhas, o técnico Tiago Nunes, de 43 anos, que retorna ao cenário do futebol brasileiro após uma passagem bem-sucedida pelo Sporting Cristal, do Peru. 

O treinador, que liderou o Campeonato Peruano, concedeu uma entrevista algum tempo, na qual abordou sua decisão de deixar o futebol brasileiro e a busca por uma abordagem mais saudável no trabalho.

Tiago Nunes, novo treinador do Botafogo, critica ambiente “tóxico” no futebol brasileiro

Tiago Nunes, que conquistou títulos expressivos no Athletico-PR, incluindo a Copa do Brasil e a Sul-Americana, revelou que a mudança para o mercado sul-americano proporcionou uma nova perspectiva em sua carreira.

“Tenho cabelos brancos, mas só tenho 43 anos. Já cometi todos os erros pessoais e profissionais. Nesse processo de aprendizagem, eu sou uma pessoa em formação constante. Treinador é um administrador de crise, e hoje sou um cara melhor”, comentou o treinador.

Ao abordar sua experiência anterior no futebol brasileiro, Tiago Nunes não hesitou em chamar o ambiente de “tóxico”, citando a pressão constante por resultados imediatos como um dos principais desafios enfrentados.

“Tive dificuldade aqui no início diante do ambiente tóxico no Brasil, com cobrança por resultado imediato, que você não ganha três jogos e é demitido. Eu transferi isso para os jogadores aqui e tive dificuldade. Eles não entendiam tanto essa cobrança precoce. A parte boa é que isso gerou uma comunicação melhor, uma relação melhor”, explicou o técnico.

Tiago Nunes, que recusou convites para retornar ao Brasil na ocasião, destaca a importância de trabalhar de maneira saudável e se afastar do perfil workaholic que, segundo ele, é prevalente no futebol brasileiro.

“Quero trabalhar de maneira saudável. No Peru, encontrei um ambiente mais propício para isso. Recebi convites para voltar ao Brasil, mas optei por continuar explorando novos horizontes aqui. É uma fase diferente da minha carreira, e estou aproveitando ao máximo”, concluiu Tiago Nunes, agora responsável por liderar o Botafogo em busca de novos rumos e conquistas no cenário nacional.