Botafogo fez a ligação e foi atrás da contratação do Tite

Após a demissão do treinador português Bruno Lage, o Botafogo iniciou uma busca intensa por um novo comandante para a equipe. 

Nomes de peso foram cogitados, incluindo o do renomado técnico Tite, que chegou a ser o sonho alvinegro para a atual temporada. No entanto, a situação de Tite no mercado estava rodeada de incertezas, com um acordo verbal já firmado com o Flamengo.

Botafogo tentou acertou com Tite após sondagem do Corinthians e interesse do Flamengo

O interesse do Botafogo por Tite surgiu no final de junho, quando Luís Castro estava prestes a deixar o clube para se juntar ao Al-Nassr, da Arábia Saudita. John Textor, presidente do Botafogo na época, fez uma sondagem por Tite, mas recebeu a informação de que o técnico tinha a Europa como prioridade naquele momento.

Assim, o Botafogo optou por fechar um acordo com Bruno Lage, encerrando as chances de Tite assumir o comando da equipe. 

Tite reafirmou sua decisão de não treinar um clube brasileiro em 2023, mesmo quando o Corinthians tentou contratá-lo em abril, após a saída de Fernando Lázaro. O Corinthians, então, assinou com Cuca após a recusa de Tite.

Tite estava disponível no mercado desde que rescindiu seu contrato com a CBF em janeiro do mesmo ano. Ele havia prometido um período de descanso da pressão do futebol brasileiro em 2023, em acordo com sua família. 

No entanto, o Flamengo conseguiu conquistar o treinador com um projeto que lhe ofereceu “carta branca” para implementar mudanças dentro do clube e liderar uma reformulação no elenco.

Recentemente, o Corinthians fez uma nova sondagem a Tite após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, mas o treinador optou por priorizar o diálogo que havia iniciado com o Flamengo. 

Em um gesto de proximidade com o Rubro-Negro, Tite jantou com Rodolfo Landim (presidente do Flamengo), Marcos Braz (vice-presidente) e Bruno Spindel (diretor executivo).

Sem Bruno Lage e Tite, o Botafogo contará com Lucio Flavio como treinador, pelo menos até o próximo clássico contra o Fluminense, que ocorrerá no domingo (8). O ex-zagueiro Joel Carli assumirá o cargo de assistente técnico.

A passagem de Bruno Lage pelo Botafogo durou apenas três meses, com um registro de 15 partidas, incluindo quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas, além da eliminação na Copa Sul-Americana

O treinador português tinha contrato até dezembro e receberá R$ 4,5 milhões pela rescisão, referentes aos salários de outubro, novembro e dezembro.