Glorioso: Por que o Botafogo ganhou esse apelido?

Você com certeza já deve ter ouvido alguém chamar o Botafogo de Glorioso. Apelido carinhoso que a torcida utiliza para se referir ao clube. Mas você sabe da onde vem a palavra? Porque o clube se identifica com ela?

O clube passou a ser chamado de Glorioso em seu primeiro título em 1910, também citado em seu hino. Na época, o Glorioso foi campeão carioca, um título que ficou marcado por conta das goleadas aplicadas sobre os adversários.

Foram ao todo, 66 gols em 10 partidas disputadas e o título indiscutivelmente ficou com a melhor equipe do campeonato, o Botafogo.

Botafogo continuou no topo

A história de glória não parou por aí. Nos anos de 30, o Glorioso foi tetracampeão carioca, entre os anos de 1932 a 1935, o que ninguém até o momento havia conseguido conquistar. Atualmente, no Brasil, poucos clubes conseguiram este feito no campeonato estadual.

Muitos craques também fizeram parte do elenco Botafoguense em sua história, entre eles, Garrincha que para muitos foi o segundo melhor jogador da história do futebol brasileiro, atrás apenas de Pelé e nos levou a dois títulos de Copa do Mundo em 1962 e 1958.

Também, agora mais recente, Túlio Maravilha, que era sinônimo de gols e marcou época no futebol brasileiro. Túlio foi artilheiro do Campeonato Brasileiro por três vezes. Um recorde que divide com grandes nomes como: Romário, Dadá Maravilha e Fred.

Por essas e outras conquistas o Botafogo mantém vivo seu apelido carinhoso. Um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Com certeza, o mais Glorioso.