Conmebol libera áudio do VAR em lance polêmico do Botafogo
Na madrugada desta quinta-feira (31), a Conmebol surpreendeu o mundo do futebol ao liberar o áudio do VAR envolvendo a polêmica revisão do gol do Botafogo contra o Defensa y Justicia, no decisivo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Para saber detalhes acompanhe em primeira mão aqui no Portal do Botafoguense.
Conmebol Revela Áudio do VAR que Decidiu o Destino do Botafogo na Copa Sul-Americana
O momento crucial ocorreu aos 47 minutos da primeira etapa, após uma falta cobrada por Lucas Fernandes. A bola resvalou na trave e, em seguida, dirigiu-se em direção ao gol.
O zagueiro do Defensa y Justicia fez uma tentativa desesperada de afastar a bola, e num primeiro instante, o árbitro de campo, Jhon Alexander Ospina Londono, mandou o jogo seguir.
Entretanto, o VAR rapidamente alertou para a possibilidade de um gol, e após uma minuciosa revisão das imagens, confirmou que a bola havia atravessado completamente a linha do gol.
Esse lance crucial resultou no empate do Botafogo em 1 a 1 ao final da primeira etapa, mantendo viva a esperança dos torcedores. No entanto, o time argentino retomou a liderança com um gol de Nicolás Fernandez, vencendo a partida por 2 a 1 e eliminando o Glorioso da Copa Sul-Americana 2023.
Confira abaixo parte do diálogo, traduzido para o português.
VAR: Possível gol.
VAR assistente: Segue, segue, campo segue.
VAR: Espera, não finalize (o primeiro tempo). Possível gol-não-gol.
VAR: Parece que a bola entra, certo? (…)
ÁRBITRO: O tempo acabou aqui, mas espero a confirmação.
VAR: Fique calmo que está muito ajustado, estou analisando se entra ou não.
VAR assistente: Na (câmera) diagonal esquerda se vê que a bola entrou, foque aqui, está bem dentro.
VAR: Pronto, me dê essa (câmera). Perfeito, aqui vejo que a bola entra totalmente. Me dê a da linha do gol. Um zoom… e a bola entra totalmente. Olhe nas traves, a bola entra totalmente. (…) Perfeito, totalmente válido.
VAR: Ospina, te confirmo o gol.
ÁRBITRO: Gol?
VAR: Sim, te confirmo gol.